sábado, 6 de outubro de 2012

REFORMA DO MORUMBI - CADEIRAS VERMELHAS SENDO INSTALADAS!

Clique nas imagens para uma melhor visualização

Se engana quem acha que a reforma do Morumbi só começará agora que o projeto foi aprovado na prefeitura. Enquanto o alvará da reforma de cobertura não saía, o SPFC já reformava seu estádio em etapas que são permitidas, adiantando assim a modernização do Morumbi. Uma das intervenções que já estão sendo feitas e a todo vapor, é a troca das cadeiras para cor vermelha. Já é sabido que todo estádio ficará com assentos vermelhos, seguindo a tendencia européia de unificação das cores, com isso os famosos setores Amarelo, Azul, Laranja e Vermelho ficarão no passado mas seus nomes deverão ser mantidos, pelo menos a principio.

O primeiro setor a "desaparecer" foi o Amarelo, que já teve todas as suas cadeiras do setor de numeradas substituídas pelas novas cadeiras vermelhas, assim como a numerada do setor Laranja. Seguindo a mesma sequencia adotada no anel intermediário, os assentos da arquibancada amarela já foram totalmente retirados e estão sendo substitutos pelos novo modelo vermelho. Com um encosto mais alto e consequentemente mais confortável, os novos assentos tentem a gerar discussão e, possivelmente opiniões diversas, pois se por um lado são mais ergonômicos e confortáveis, por outro muitos irão dizer que não funciona para a cultura do torcedor brasileiro, que gosta de assistir o jogo de pé e muitas vezes utiliza o assento apenas como apoio para os pés durante o jogo inteiro. Opiniões são opiniões, e elas existem para serem respeitadas, mas partido do princípio que a ideia é que um estádio também tem que ser confortável para seu público, acredito que o torcedor acabará se adaptando muito rapidamente aos novos assentos, assim como se adaptaram aos do atual setor Visa, antiga Arquibancada Vermelha, onde foram instalados modelos de assentos com encostos e que de uma forma ou de outra, acabaram ajudando a ordenar um pouco as circulações da arquibancada, já que não é uma tarefa muito simples subir ou descer os degraus do setor pulando esses encostos, forçando assim que o público se utilize das escadas para acessar e escoar o local. Os setores Azul, Laranja e Visa das arquibancadas devem ser os próximos a terem seus assentos trocados, fechando assim o anel superior inteiro com o novo modelo vermelho. 


ASSENTOS DA ARQUIBANCADA AMARELA JÁ FORAM TODOS RETIRADOS

NOVOS ASSENTOS VERMELHOS COM ENCOSTO SÃO MAIS CONFORTÁVEIS 

NOVOS ASSENTOS VERMELHOS SENDO INSTALADOS NA ANTIGA ARQUIBANCADA AMARELA 

COMPARATIVO DO MORUMBI ATUAL E PROPOSTO TODO VERMELHO



ANTIGA NUMERADA SUPERIOR AMARELA JÁ COM AS NOVAS CADEIRAS VERMELHAS


Pensando nas arquibancadas prontas, o torcedor pode se perguntar se os novos assentos não se estragarão com a instalação da cobertura do Morumbi. A dúvida é muito pertinente, mas no projeto proposto para a estrutura de cobertura foi planejada uma logística de montagem  de toda estrutura metálica pelo lado de fora do Morumbi, por isso que o estádio não precisará ser interditado durante as obras. Alguns pontos de apoio poderão ser utilizados como escora durante a execução de partes do novo telhado, mas o plano dos engenheiros é de conseguir montar tudo tendo que utilizar o mínimo possível do interior do Morumbi como parte da logística, por isso essa antecipação na modernização.

Os grandes, velhos, ultrapassados e desconfortáveis bancos de madeira das cativas, também serão substituídos por novos e muito mais confortáveis cadeiras. O modelo a ser utilizado ainda não foi divulgado, mas existe a informação que esse setor receberá cadeiras articuladas, que facilitam bastante a circulação entre as fileiras. Esse deve ser o ultimo espaço a ter suas acomodações renovadas, dando prioridade para a substituição dos assentos das arquibancadas neste momento e seguindo para as cativas e numeradas centrais  na sequência. 


BANCOS DE MADEIRA DA CATIVA DEVERÃO SER SUBSTITUÍDOS POR CADEIRAS ARTICULADAS


 NUMERADAS INFERIORES FORAM AS PRIMEIRAS A RECEBER AS NOVAS CADEIRAS VERMELHAS


O anel inferior já tem na sua totalidade cadeiras vermelhas, sendo que a região atrás do gol de fundo do estádio (hoje setor laranja), os assentos foram instalados no setor de deficientes físicos mas o local deve ser ocupado futuramente, pois áreas hoje ocupadas pelo Santo Paulo Bar e Megaloja poderão sofrer uma reorganização devido a Arena25. Esta área será destinada à camarotes, seguindo o projeto e conceito do Concept Hall, onde transforma o pavimento térreo do estádio em um pequeno shopping, com lojas, restaurantes, academia, buffet infantil, agência de turismo, corretora de seguros, livraria, camarotes de patrocinadores e outros serviços disponibilizados pelo Tricolor. O Bar Brahma será o próximo a se incorporar ao estádio são-paulino, mas a sua localização e as mudanças de espaços ainda estão em estudo, uma vez que mudar estabelecimentos consolidados como Santo Paulo Bar e Megaloja envolvem esforços grandes e custos elevados, por isso a distribuição do Concept Hall tem sido estudada com muito carinho para que cada vez mais o torcedor ou visitante sinta-se convidado a circular por todo o anel inferior do estádio. O fato de colocar bares e lojas na região mais distante da rua, "força" a circulação do público por toda a extensão do anel, gerando maior interatividade e retorno ao comércio e serviço dentro do estádio. Essa medida ainda favorece os patrocinadores donos de camarotes dessa região, já que suas marcas ficaram expostas e em evidência para um maior número de visualizações.

A modernização do Morumbi está seguindo um caminho muito bom e competente, fazendo que aos poucos o "Sacrossanto" se transforme numa verdadeira Arena multiuso que rende e renderá muitos frutos e ganhos para o clube, além de encher o torcedor de orgulho de ter e poder frequentar sua casa de domingo a domingo, seja para jogos, shows, comer, comprar, passear, etc. Por isso não haveria cor melhor pra estampar o Morumbi que não fosse o vermelho...Vermelho Paixão, Paixão do torcedor!

Fonte: Boteco do Morumbi /  @julioprieto
Categories: ,